terça-feira, 17 de novembro de 2009

Provas: Fuvest 2006 e 2005 - 1a Fase

Owa...
Abaixo os links para as questões de Química da primeira fase da Fuvest 2006 e 2005:

Fuvest 2006 / Gabarito

Fuvest 2005 / Gabarito

Bons estudos e boa sorte no domingo (22/11)!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Provas: Unifesp 2008

Ae...
Abaixo o link para as questões Química da prova de conhecimentos gerais da Unifesp 2008:

Unifesp 2008 - CGerais

Gabarito

Valeu!

domingo, 8 de novembro de 2009

Provas: Fuvest 2007 - 1a Fase

Ô...
Abaixo o link para a prova de Química da primeira fase da Fuvest 2007:

Fuvest 2007 - 1a Fase

Gabarito

Isso ae...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Molécula misteriosa

Em 1970, o químico inglês Harold Kroto começou a pesquisar a composição da atmosfera das estrelas vermelhas. Ele queria identificar uma classe de compostos de carbono que só poderia existir nesses astros. Durante a investigação, surgiram indícios de uma molécula desconhecida, mas Kroto ignorou-a. Em 1985, ele se uniu a um time de cientistas americanos para tentar fabricar em laboratório os agregados de carbono. Conseguiram sintetizar as cadeias simples que haviam sido detectadas nas estrelas, mas, novamente, se depararam com a molécula misteriosa. Aí, prestaram atenção.

Fulereno

Depois de analisá-la, concluíram que se tratava do fulereno, uma nova forma alotrópica de carbono. A molécula, parecida com uma minúscula bola de futebol, deu o Nobel de Química de 1996 aos seus descobridores. Hoje, ela é a promessa para as pesquisas de supercondutores e ligas de carbono ultra-resistentes.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

De susto em susto...

Em 1845, o químico alemão Christian Friederic Schöbein (1799-1868) derramou acidentalmente uma mistura de ácidos nítrico e sulfúrico na mesa da sua cozinha. Usou um avental para limpar a sujeira e pendurou-o sobre o fogão, para secar. Quando o tecido estava quase seco, houve uma pequena explosão. Schöbein examinou o material e percebeu que a mistura de ácidos formara uma nova e instável substância, a nitrocelulose.

Trinitrocelulose

Anunciou sua fórmula, mas não soube o que fazer com ela. Dois anos depois, o químico italiano Ascanio Sobrero (1812-1888) combinou a mistura com glicerina e produziu um novo composto, a nitroglicerina.

Nitroglicerina

Sem se dar conta da sua periculosidade, resolveu aquecê-lo num tubo de ensaio. O tubo voou pelos ares numa explosão forte o bastante para convencer Sobrero a abandonar as experiências. De susto em susto, vinte anos depois, em 1867, o químico sueco Alfred Nobel (1833-1869) finalmente patenteou uma forma mais segura de nitroglicerina, em bastões − a dinamite.

Alfred Nobel

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Alívio para as dores...

A eficácia da aspirina, a droga feita de ácido acetilsalicílico, que é o antitérmico e analgésico mais popular do mundo, foi descoberta por acaso.

Ácido acetilsalicílico

Em 1870, químicos da companhia Bayer, na Alemanha, sintetizaram o ácido salicílico para usá-lo como anti-séptico, pois dentro do organismo humano ele produz fenol, que esteriliza as bactérias. Aos poucos, entretanto, deram-se conta de que, além de combater infecções, o ácido diminuía a febre e as dores dos pacientes, embora causando forte mal-estar no estômago. Ninguém deu importância ao fato até outra coincidência acontecer.

Em Munique, o químico da Bayer Felix Hoffmann (1868-1946), que estava aflito com as dores reumáticas do pai, prestou atenção e resolveu pesquisar. Viu que, agregando o grupo acetil, facilitador da ação do ácido, eliminava a febre e as dores mais rapidamente e diminuía os efeitos colaterais.

Felix Hoffmann

Com o grupo acetil, seu pai melhorou da noite para o dia. Em 1899, Hoffmann registrou em seu diário a fórmula pura da aspirina. Ela alivia dores de cabeça e febres até hoje.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Anatomia molecular

Molécula individual é fotografada por cientistas

Uma molécula foi fotografada individualmente pela primeira vez por um microscópio de força atômica.

Cientistas do laboratório da IBM em Zurique, na Suíça, divulgaram o estudo na revista “Science” na quinta-feira (27/08), que representa um marco no que se refere aos campos da eletrônica molecular e da nanotecnologia. Desenvolvimentos como esse podem contribuir para a melhoria da tecnologia de dispositivos eletrônicos.

A molécula de pentaceno (C22H14) "fotografada" pelos cientistas

A técnica supera um dos desafios em escala nanométrica: moléculas individuais apresentam grande fragilidade, o que torna a sua “pose para a foto” um entrave tecnológico.

Os desenvolvimentos tecnológicos da área permitem o aumento do desempenho de dispositivos eletrônicos como computadores, celulares, a partir da redução do seu tamanho.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aspirina reduz o risco de morte por câncer colorretal

A revista especializada "Journal of the American Medical Association" publicou na terça-feira (11/08) um estudo sobre a redução do risco de morte em pacientes com câncer colorretal através do consumo regular de aspirina (ácido acetilsalicílico).

ácido acetilsalicílico
(ácido 2-acetoxibenzóico)

O câncer colorretal ocorre no intestino grosso e pode comprometer outros órgãos. É um dos tipos de câncer mais frequentes e está associado à dieta com baixa ingestão de fibras e rica em gorduras.

Sabia-se que a aspirina tem a capacidade de prevenir o desenvolvimento tumoral. A novidade fica por conta do fato de que ela pode ajudar na sobrevivência de pacientes que já desenvolveram tumores no intestino.

Sabe-se também que a aspirina, além de ser um analgésico, tem efeitos anti-inflamatórios, antipiréticos e anticoagulantes.

domingo, 14 de junho de 2009

Reduzindo tensões!!!




Olha ae a galera do COC Leme reduzindo tensões!!!

domingo, 24 de maio de 2009

O poder da Tensão superficial da água!!!

O que as ligações de hidrogênio são capazes de proporcionar...

Por Tati - 1M COC-Araras

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Substância da maconha atua contra tumores cerebrais

A universidade Complutense de Madri publicou, no início do mês, no "Journal of Clinical Investigation" que o principal componente da maconha, o tetrahidrocanabinol (THC), pode reduzir ou até mesmo destruir células cancerígenas do tecido cerebral de ratos e também em humanos.

Tetraidrocanabinol
Os resultados foram obtidos através da injeção de THC em ratos afetados por tumores cancerígenos humanos desenvolvidos até o tamanho de 250 mm3.

Segundo os pesquisadores do departamento de bioquímica da Universidade de Madri, "a administração do THC reduziu em mais de 80% o crescimento de tumores derivados de diferentes tipos de células".

Tetraidrocanabinol
A análise das biópsias realizadas antes e após o tratamento de dois pacientes com câncer no cérebro com injeção intracraniana de THC de 26 a 30 dias mostrou “um processo de morte de células por autofagia”.

domingo, 12 de abril de 2009

Caricaturaaa

Olha o que o povo do curso Med de São Carlos fez:


Tá parecido???

terça-feira, 24 de março de 2009

O Mundo de Beakman

O Mundo de Beakman foi uma série de TV educativa estrelada pelo ator norte-americano Paul Zaloom no papel do Professor Beakman. No programa Beakman lia cartas de "telespectadores" fictícios, o que era o gancho para a realização de experiências (que ensinava como reproduzi-las em casa) e a abordagem divertida de conceitos científicos.

Em algumas aulas os vídeos da série são extremamente úteis, já que constituem uma abordagem audiovisual interessante para complementar os conceitos que já são trabalhados no conteúdo programático das escolas.

segunda-feira, 23 de março de 2009

E falando em sódio...

Abaixo segue um vídeo que mostra a reatividade do sódio metálico com a água...



;)

Brasileiro consome o dobro do sódio indicado pela OMS

De acordo com uma pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e publicada neste mês na "Revista de Saúde Pública", o consumo diário de sódio pela população brasileira é duas vezes e meia superior ao limite estabelecido pela OMS. A maior parte do sódio consumido (cerca de 76%) vem dos temperos, o que inclui o cloreto de sódio e condimentos feitos a base do mesmo.

A OMS recomenda que a quantidade de sódio ingerida diariamente não exceda 2 g. A pesquisa revelou que a dieta do brasileiro inclui, em média, 4,5 g de sódio. A pesquisa também concluiu que o consumo exagerado não depende da faixa de renda das famílias analisadas e da região do país em que elas moram.

O sódio é responsável pela regulação do volume dos líquidos no corpo, evitando a desidratação. Sua ingestão em excesso pode causar problemas de saúde de maneira silenciosa, sendo que os sintomas podem demorar anos para aparecerem.

"Se o sódio estiver em excesso no organismo, os rins não conseguirão eliminá-lo. Assim, ele vai provocar retenção de água e aumentar a pressão arterial, causando problemas cardiovasculares e renais. Ele não causa efeitos imediatos, mas traz problemas a longo prazo", diz João César Castro Soares, endocrinologista e nutrólogo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

"A adição de sódio nos alimentos está muito relacionada com o paladar dos brasileiros, pois ajuda a acentuar o sabor. Dois pedaços de pizza congelada, por exemplo, contêm a quantidade de sódio suficiente para um dia todo", diz Soares.

A redução no consumo do sódio é importante para a manutenção da boa saúde. Evitar alimentos industrializados, bem como não salgar a comida, são medidas importantes para a sua redução e consequente prevenção de futuras enfermidades.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Cientistas criam bateria de lítio que recarrega em 10 segundos

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) inventaram uma bateria a base de lítio que é capaz de armazenar e gerar uma maior quantidade de energia que as atuais, podendo ainda ser recarregada em apenas dez segundos.

As baterias de lítio atualmente oferecem um bom rendimento energético, porém seu ponto fraco é a baixa potência oferecida em determinados momentos nos quais, por qualquer motivo, é necessária uma carga extra. Tal fato está relacionado com a lentidão na circulação de íons e elétrons do lítio.

Os cientistas Byoungwoo Kang e Gerbrand Ceder, para melhorar o rendimento das baterias, projetaram novos canais responsáveis pelo transporte de energia de um lado a outro da pilha, o que pode aumentar a velocidade de deslocamento dos íons e elétrons do lítio.

Em sua pesquisa utilizaram como base o composto LiFePO4, usado frequentemente na fabricação de baterias. Cobriram o mesmo com uma mistura de ferro, fósforo, oxigênio e aqueceram o material, o que permitiu o aumento na velocidade de deslocamento.

Este aumento de velocidade pode fazer com que a recarga de uma bateria utilizando a nova técnica possa ser realizada entre dez e vinte segundos.

Imagine não precisar mais ficar esperando o seu celular carregar. Certamente esta nova tecnologia terá muitas aplicações que poderão mudar, inclusive, muitos de nossos hábitos.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Gás de enxofre desponta como possível rival do Viagra

O gás sulfídrico (H2S – sulfeto de hidrogênio), que apresenta cheiro de ovo podre e é mais conhecido como um poluente, mostrou-se útil na promoção da ereção de ratos e tecidos humanos em laboratório. A substância também tem papel na regulação de músculos que controlam a circulação sanguínea no pênis.

O trabalho foi liderado por Louis Ignarro, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, e Giuseppe Cirino, da Universidade de Nápoles e publicado no dia três de março na revista “PNAS”. Ignarro ganhou o Nobel de Medicina de 1998 pelas suas pesquisas com sinalização celular com o óxido nítrico – mecanismo sobre o qual o Viagra atua.


O aminoácido cisteína, através de enzimas localizadas no tecido do pênis, dá origem ao H2S. Em humanos, tal gás é responsável pela vasodilatação do corpo cavernoso, região do pênis que se enche de sangue durante a ereção.


Homens que haviam feito cirurgia para mudança de sexo doaram seus tecidos penianos para a realização dos experimentos que demonstraram os efeitos observados pelos pesquisadores. Ainda há dúvidas entre os pesquisadores se a nova técnica propiciará um novo tratamento comparado ao Viagra para a disfunção erétil, visto que a enzima inibida pelo Viagra é abundante no corpo cavernoso.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Mundos Invisíveis

Mundos Invisíveis é um quadro que foi exibido no programa Fantástico da rede Globo e que trata de idéias sobre a constituição da matéria, desde as concepções dos filósofos gregos às conquistas do mundo moderno. É apresentado pelo físico Marcelo Gleiser de forma clara e consistente.
Abaixo o primeiro vídeo da série:
Serve como complemento para as aulas sobre Modelos Atômicos. ;P